O disjuntor tem primeiramente a função de proteger a instalação elétrica contra curto circuitos. Ele interrompe imediatamente a corrente elétrica, antes que ela alcance a instalação e cause danos ou perdas bem maiores.
Ao impedir as correntes elétricas, o disjuntor desarma, desliga. Mas, pode ser reativado manualmente. Existem diversos tipos de disjuntores, desde os maiores que podem servir para proteger a iluminação de um bairro, por exemplo, como os menores para residencias.
Suas funções básicas são:
- Proteger os cabos elétricos contra curto-circuito
- Ajudar a ocorrer o fluxo de eletricidade sem interrupções
- Garantir a segurança em relação a acidentes causados por eletricidade.
Mas caso o disjuntor apresente problemas, o que fazer?
- Caso o problema seja apenas ativar o disjuntor, apenas ligue a chave de energia
- Se o disjuntor estiver queimado, é sinal de que houve uma sobrecarga de energia na sua casa. Troque imediatamente de disjuntor e evite maiores problemas mais tarde.
- Para identificar o problema, verifique se a chave de energia ainda está firme ou não. Se estiver com aspecto frágil, parecendo solta. É sinal de que houve ali, uma operação do disjuntor.
- Muitas vezes, seus fios apenas saíram do lugar. Tire os plugues e reconecte, espere por um tempo e tente religá-lo.
Essa peça é fundamental para a proteção da sua casa ou empresa. Mas, caso apresente problemas mais sérios ou que necessitem de um cuidado maior. Cuidado! Não mexa com eletricidade sem saber, é perigoso.
Caso precise de ajuda profissional, Ligar para Eduardo Eletricista